quarta-feira, 8 de julho de 2015

Brincadeira Pula Divertido por Sabrina Gomes

 Texto retirado na íntegra da página do face Céu Azul




Sugestão de uma brincadeira para crianças que gostam de pular na bola!!!

PULA DIVERTIDO

Interesse:

Movimentos corporais exagerados, estímulos corporais de forte e leve pressão, bola de pilates, suspense, pular.



Meta principal:
Comunicação verbal - Palavra Isolada.
Atenção compartilhada de 6 minutos ou mais.

Ação motivadora (o papel do adulto):
Ajudar a criança pular na bola de pilates.

Solicitação (o papel da criança):
Falar a palavra "PULA".

Preparação da Atividade:
Separe uma bola de pilates para brincar com sua criança.

Estrutura da atividade:
Ao receber um sinal interativo de sua criança, iremos convida-la de forma animada para pular na bola. De forma entusiasmada o adulto irá sentar-se na bola e pular intensamente. Enquanto estiver pulando na bola, fale de forma cantada a palavra PULA, faça uma pausa na sua ação de pular e veja se sua criança demonstra interesse em pular. A criança aceitando o convite para subir na bola, iremos ajudá-la pular intensamente segurando em suas mãos ou sentada com você a sua frente na bola. Durante a ação motivadora fale para sua criança de forma cantada a palavra PULA. Quando falamos a palavra PULA, estamos modelando para a criança seu papel na interação, ou seja, estamos dando um exemplo do que pediremos para ela tentar fazer nos próximos ciclos da brincadeira. Ao oferecer por alguns momentos a brincadeira de pular, iremos pausar nossa ação e parar de falar a palavra pula. Observe os sinais interativos que sua criança oferece para continuar a brincadeira (olhar nos seus olhos, tocar em você, puxar seu braço, um som ou tentativa de falar a palavra pula). Comemore este sinal de interação e inicie novamente a ação motivadora, modelando a palavra PULA. Exemplo: "Que lindo seu olhar, acho que você está me olhando para continuar o PULA". 
Se a sua criança estiver fazendo sons, mesmo que não seja parecido com a palavra modelada, iremos comemorar muito este som e oferecer para criança a descrição X para Y, exemplo: "Você fez 'hm' que lindo, acho que é um som para continuar o PULA" ou " Que som fantástico, 'na' para pula" e ofereça a ação motivadora. Caso sua criança comece a falar uma aproximação da palavra "puia" para pula, comemore e faça a descrição para que ela perceba a maior aproximação que fez da palavra, intensifique mais a ação e faça por um maior tempo a ação motivadora do pular.

Variações: 
Experimente variar a sua voz durante a modelagem, fale cantando, sussurrando, volume de voz agudo, volume de voz grave, imitando um personagem favorito de sua criança. Divirta-se falando a palavra PULA para sua criança, inspirando a criança a falar cada vez mais.

Se no seu ambiente de brincar tiver um espelho, você poderá brincar de frente para ele com sua criança, irá facilitar o contato visual e a criança poderá olhar para sua boca enquanto você modela a palavra PULA.
Para ajudar aumentar o período de atenção compartilhada, você poderá fazer a criança pular na bola de forma rápida e devagar. 
Antes de fazer a pausa, podemos oferecer um estímulo calmante, como uma massagem no corpinho da criança, deitá-la na bola, sempre com a permissão dela.

Você pode escrever a palavra pula no espelho, ou em um papel e mostrar visualmente a palavra PULA para criança.
Enquanto modelamos a palavra pula, você poderá oferecer um estimulo sensorial como apertar a criança duas vezes, bater palma duas vezes, mostrando que a palavra PULA tem duas sílabas, dois sons.

Se a sua criança gosta da turma da Peppa, você pode fazer uma poça de lama com um colchão. E pular da bola para o colchão em cima da poça de lama. Splash!
Por Sabrina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário