Sugestão de uma brincadeira para crianças que gostam de pular na bola!!!
PULA DIVERTIDO
Interesse:
Movimentos corporais exagerados, estímulos corporais de forte e leve pressão, bola de pilates, suspense, pular.
Meta principal:
Comunicação verbal - Palavra Isolada.
Atenção compartilhada de 6 minutos ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Ajudar a criança pular na bola de pilates.
Solicitação (o papel da criança):
Falar a palavra "PULA".
Preparação da Atividade:
Separe uma bola de pilates para brincar com sua criança.
Estrutura da atividade:
Ao receber um sinal interativo de sua criança, iremos convida-la de forma animada para pular na bola. De forma entusiasmada o adulto irá sentar-se na bola e pular intensamente. Enquanto estiver pulando na bola, fale de forma cantada a palavra PULA, faça uma pausa na sua ação de pular e veja se sua criança demonstra interesse em pular. A criança aceitando o convite para subir na bola, iremos ajudá-la pular intensamente segurando em suas mãos ou sentada com você a sua frente na bola. Durante a ação motivadora fale para sua criança de forma cantada a palavra PULA. Quando falamos a palavra PULA, estamos modelando para a criança seu papel na interação, ou seja, estamos dando um exemplo do que pediremos para ela tentar fazer nos próximos ciclos da brincadeira. Ao oferecer por alguns momentos a brincadeira de pular, iremos pausar nossa ação e parar de falar a palavra pula. Observe os sinais interativos que sua criança oferece para continuar a brincadeira (olhar nos seus olhos, tocar em você, puxar seu braço, um som ou tentativa de falar a palavra pula). Comemore este sinal de interação e inicie novamente a ação motivadora, modelando a palavra PULA. Exemplo: "Que lindo seu olhar, acho que você está me olhando para continuar o PULA".
Se a sua criança estiver fazendo sons, mesmo que não seja parecido com a palavra modelada, iremos comemorar muito este som e oferecer para criança a descrição X para Y, exemplo: "Você fez 'hm' que lindo, acho que é um som para continuar o PULA" ou " Que som fantástico, 'na' para pula" e ofereça a ação motivadora. Caso sua criança comece a falar uma aproximação da palavra "puia" para pula, comemore e faça a descrição para que ela perceba a maior aproximação que fez da palavra, intensifique mais a ação e faça por um maior tempo a ação motivadora do pular.
Variações:
Experimente variar a sua voz durante a modelagem, fale cantando, sussurrando, volume de voz agudo, volume de voz grave, imitando um personagem favorito de sua criança. Divirta-se falando a palavra PULA para sua criança, inspirando a criança a falar cada vez mais.
Se no seu ambiente de brincar tiver um espelho, você poderá brincar de frente para ele com sua criança, irá facilitar o contato visual e a criança poderá olhar para sua boca enquanto você modela a palavra PULA.
Para ajudar aumentar o período de atenção compartilhada, você poderá fazer a criança pular na bola de forma rápida e devagar.
Antes de fazer a pausa, podemos oferecer um estímulo calmante, como uma massagem no corpinho da criança, deitá-la na bola, sempre com a permissão dela.
Você pode escrever a palavra pula no espelho, ou em um papel e mostrar visualmente a palavra PULA para criança.
Enquanto modelamos a palavra pula, você poderá oferecer um estimulo sensorial como apertar a criança duas vezes, bater palma duas vezes, mostrando que a palavra PULA tem duas sílabas, dois sons.
Se a sua criança gosta da turma da Peppa, você pode fazer uma poça de lama com um colchão. E pular da bola para o colchão em cima da poça de lama. Splash!
Por Sabrina Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário