sábado, 12 de julho de 2014

Cubo: trabalhando expressões faciais

Eu vi há bastante tempo uma postagem no face e adorei...
mas não registrei a página...
E depois de algum tempo, 
resolvi confeccionar um para o João Vitor...

O objetivo desse material é trabalhar a percepção facial para então 
identificar o sentimento correspondente...
E com esse material,
utilizei as duas primeiras dinâmicas... 
Mas ao final, acrescentei mais uma sugestão
que pode ser aplicada a criança autista verbal.

PRIMEIRA DINÂMICA:
Bem básico: a criança lança o dado 
e naquela feição que cair,
a criança identifica o sentimento correspondente...
Ela pode até tentar reproduzir esse sentimento,
com a sua expressão... 




SEGUNDA ABORDAGEM:
CUBO DE EXPRESSÕES COMO PARTE DA HISTÓRIA

Uma segunda forma de usar esse material é identificando os sentimentos do personagem ao longo da história...

Por exemplo:
Era uma vez um menino que recebeu um presente bem grande....
Como o menino ficou? Feliz...

E ele pensou que fosse um carrinho bem grande...
Mas quando ele abriu, viu que não eram um carrinho mas um montão de folhas...
Como o menino ficou?
_ O menino ficou triste.

E ele foi para rua com a caixa de presente, e passou um vento muito forte (fuuuuuuuuu) e levou todas as folhas....
Como o menino ficou?
_ Assustado!!!!!

E a mamãe mandou-o recolher todas aquelas folhas no jardim...
Como ele ficou?
_ Bravo

E depois que ele recolheu tudo, como a mamãe ficou?
_ Feliz!
E como o menino se sentiu?
_ Feliz!


E mesmo nas histórias Bíblicas, é possível trabalhar com esse material...

Adão vivia no Jardim do Éden com a Eva.. Como ele estava: Feliz
(...)
 Adão viu que Eva sua querida esposa comeu o fruto que Deus proibiu... Como Adão se sentiu?
_Triste
E quando Deus passeou pelo Jardim, chamando por ele, como Adão se se sentiu?
_ Com medo, assustado e quis se esconder de Deus...


TERCEIRA DINÂMICA:
pedir para criança lançar o dado
e relatar a parte da história em que o personagem manifestou esse tipo de sentimento...

Espero que tenham gostado da ideia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário