segunda-feira, 7 de julho de 2014

Viajando pelo universo...


Eu participo de um grupo no facebook chamado Homeschooling Brasil
e todos os meses as moderadoras levantam um tema para ser apresentado para as crianças...
E o tema desse mês é educação cósmica...

A intenção nesse momento é fornecer somente uma noção...
Não há objetivo de faze-lo memorizar e conhecer todo o sistema...
Mas gostaria de compartilhar a minha ideia para ensinar sobre o universo...

Pensei em ensiná-lo como subsistemas, subconjunto...
O universo fica representado pelo feltro azul...
Compreende tudo...

Os papelões pintados de preto representam as galáxia
e na nossa galáxia temos o sol e nove planetas...

Como o João Vitor está aprendendo alguns nomes de Planetas?
Lembram que eu sempre comento que devemos brincar com o conhecimento?
Então... brincamos estamos num processo de expedição... 
conhecendo a nossa galáxia,
visitando outras galáxias...

Dessa forma, tem alguns planetas que chamou a atenção dele, como o Plutão, Saturno...
e para ampliar o interesse dele, brincamos que ele é o piloto
e que eu sou o mecânico...
Acontece algum problema na nave, 
a gente faz de conta que eu estou num outro planeta, 
normalmente o planeta que está próximo...
Se a nave se esbarra no Plutão, 
a nave tem de ser levada até o planeta Urano ou Netuno
para eu consertar...

Desse modo ele passa a ter noção dos nomes dos planetas...
E repetindo os nomes ele já aprendeu o nome de alguns...
Tudo ensinado de forma lúdica,
com muita criatividade e simbolismo... 

Espero que tenham gostado da dica...



Nenhum comentário:

Postar um comentário