quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Planejando atividades...

Escrevi esse post para o Forum de Planejamento Escolar do meu Curso de Pedagogia... Contém algumas dicas de como planejo e manejo as atividades realizadas com João Vitor... por isso desejo compartilha-las com vocês...
Espero que gostem....


PLANEJANDO AS ATIVIDADES

Nas ultimas aulas, estamos vendo a importância de se estabelecer um plano anual e quais os elementos que são considerados imprescindíveis para elaboração do mesmo e, que, portanto devem estar contemplados nesse planejamento. E nesse sentido, gostaria de apresentar um dos planejamentos realizados com meu filho portador de autismo infantil para este e para o próximo ano... E aqui gostaria de fazer uma ressalva: montei esse projeto para um semestre, mas como não conseguimos cumpri-lo na integra, estendeu-se para o próximo ano...

Digo um dos planejamentos porque cada dia realizo um projeto específico com ele. Nas segundas, vemos sobre o universo, sistema solar e Planeta Terra... Nas terças, sobre vegetação e/ou meios de transportes; quinta, animais aquáticos e animais que voam e/ou dinossauros; sexta animais selvagens ou animais da Fazenda e ainda Projeto Identidade (corpo humano) ...

Então, cada plano leva em consideração um tema de interesse do João Vitor e contempla uma atividade psicomotora, uma atividade sensorial, uma contação de história, uma atividade de coordenação motora, uma atividade de noções matemáticas e de construção de linguagem... Nem sempre consigo fazer o que planejo para aquele dia, mas tento pelo menos realizar uma ou duas atividades diárias, com um tempo de duração de cada atividade de 05-15 minutos porque sei da importância de mantê-lo motivado e envolvido nas atividades...

Muitas vezes prefiro fragmentar uma atividade, apresentando-a em partes do que apresentar a atividade toda... Deixa-me explicar melhor: é preferível pedir para que ele tire da caixa sensorial 10 bichinhos usando um pegador de salada (atividade de coordenação motora fina), do que apresentar vinte e ele, só de ver a atividade desistir dela pela quantidade de coisas propostas... Se ele cumpriu os objetivos certinho e gostou da atividade, então podemos ampliar o tempo de duração colocando outros bichinhos ou explorando outros elementos na brincadeira... Se ele fez, mas não demonstrou entusiasmo, nada adianta explorar ainda mais esse trabalho...

Para cada atividade proposta, costumo formular uma brincadeira que contextualize a atividade, muitas vezes usando um tema de interesse dele, e sempre que possível, busco conferir ao processo da atividade um objetivo a ser alcançado. Por exemplo, para apresentar uma atividade cujo objetivo geral é montar arvores sensoriais para trabalhar tanto a parte sensorial quanto a coordenação motora fina, utilizo um Brontossauro... Dessa forma ele decide realizar a atividade de montagem da árvore porque o Brontossauro (tema de interesse dele) necessita se alimentar...

Outro aspecto importante diz respeito a relacionar, sempre que possível, o que vimos com uma realidade mais próxima do João Vitor. Se estamos vendo sobre Brontossauros, é comum eu apresentar a girafa ou outros animais que tem alguma característica em comum (alimentar-se de plantas, por exemplo) a esse dinossauro... Se falamos sobre os Pterodátilos, que são voadores e que se alimentam de peixes, procuro demonstrar a semelhança que estes têm com algumas aves, como por exemplo, as gaivotas...

Dessa forma, o João Vitor aprende brincando sobre vários temas e estes temas passam a receber importância para ele por estarem relacionados ao tema de interesse do João Vitor... É um trabalho de formiguinha realmente.... Mas aos poucos estamos crescendo e vamos aprendendo sobre o mundo que nos cerca...

No link http://mamaesandrinha.blogspot.com.br/2014/10/relacionando-dinossauros-e-animais.html procuro traçar esse comparativo e demonstrar que os temas dos quais as crianças tanto gostam podem estar relacionadas a ouras várias noções... Lembrando que não necessariamente estou explorando conceitos com ele, mas sim fornecendo noções que posteriormente serão utilizadas num momento oportuno... Não me interessa se ele sabe ou não conceituar “animais herbívoros” hoje, mas sim que ele tenha em mente que há animais que se alimentam basicamente por plantas...

Costumo dizer que estou apenas preparando a terra do coração e da mente do João Vitor, apenas fornecendo noções que considero básicas, porque sei que algum dia um professor poderá plantar uma semente de conhecimento e que esse conhecimento se desenvolverá e produzirá bons frutos... O meu desejo é tão somente despertar no João Vitor o gosto pelo aprendizado... Se conseguir isso, já me considero muito feliz...

Abaixo copiei na íntegra o Projeto Dinossauros que disponibilizei no link http://mamaesandrinha.blogspot.com.br/2014/06/planejamento-com-o-tema-dinossauros.html... Resolvi publicar no meu Blog porque a grande maioria de crianças autistas tem interesse por esse tema e, por conta disso, pode contribuir e orientar outros papais, mamães e professores...

PLANO INDIVIDUAL DE ENSINO
João Vitor


1.      OBJETIVOS:

1.1.   Geral:
Relacionar os interesses do João Vitor com os diversos campos de conhecimento e com os animais que são encontrados na atualidade;

1.2.   Específicos:
Ø  Identificar os principais dinossauros;
Ø  Relacionar a alimentação do dinossauro;
Ø  Identificar o habitat dos dinossauros;


2.      DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO E DAS ATIVIDADES:

GEOGRAFIA // HISTÓRIA //  BIOLOGIA
Ø  Caixas sensoriais com pedrinhas, arroz, feijões, etc  formando o habitat dos dinossauros
Ø  Diferenciar os dinossauros que viviam na terra, mar e no céu.
Ø  Montagem de um Fóssil – pressionar o Dino na argila Fosseis com tinta mágica (giz branco e tinta guache diluída em água)
Ø  Montagem de Fosseis – compor um Mosaico dos ossos com macarrão direto na argila
Ø  Lapbook, contendo os dinossauros e seu tipo de alimentação.
Ø  Colagem com patas de dinossauros em cores e tamanhos diferentes
Ø  Carimbo das patas de dinossauros – com tinta, formando trilhas com pegadas dos dinossauros...
Ø  Carimbo das patas dos dinossauros na argila formando um fossil...
Ø  Identificar o tipo de alimentação dos dinossauros e relaciona-los com os animais encontrados na atualidade;
Ø  Ovos de Dinossauros
Ø  Esqueleto do Dino feito com macarrão Dino feito com argila

ARTES
Ø  Cabeça de Dino feita com caixas de papelão;
Ø  Dinossauros articulados  feitos com prato de papelão e ganchinho bailarina
Ø  Dinossaurosem 3D de papelão;
Ø  Móbile de dinossauros
Ø  Fantoches com reciclagem
Ø  Patas de dinossaurosfeitas com caixas de papelão
Ø  Dedoches de dinossauros
Ø  Pintar e decorar dinossauros feitos de papelão;
Ø  Fazer dinossauros com Stencil...
Ø  Pintura nas mãos com o tema brachiossauro
Ø  Carimbo nas mãos para formar dinos;
Ø  Palitoches de dinos;
Ø  Dinossauros feitos com papel machê
Ø  Pintando pedras para formar os ovos dos dinos;

PORTUGUES // LINGUAGEM
Ø  Nome dos dinos;
Ø  ABC relacionando ao nome dos dinossauros
Ø  Colagem do Dino usando as letras iniciais do nome bem como a letra D;
Ø  Leituras de livros relacionados aos dinossauros;
Ø  Descrição das características dos dinossauros

MTM
Ø  Relacionar números escritos na barriga do Dino com os côncavos do dino - prendedor de roupa
Ø  Confeccionar vários dinossaurose solicitar quantidade;
Ø  Contagem dos ovos dos dinos;
Ø  Relacionar a quantidade de folhas com o número expresso na barriga do Brontossauro;
Ø  Aprendendo a contar com as patas dos dinossauros;
Ø  Mosaico de Estegossauros cujos côncavos são feitos com formas geométricas
Ø  Dinossauros feitos com Tangran


ATIVIDADES VISO-MOTORAS // ATIVIDADES SENSORIAIS
Ø  Jogo da Memória - metades
Ø  Quebra-cabeça;
Ø  Seqüência lógica!!
Ø  Jogo de sombras...
Ø  Imitar a forma de locomoção dos dinossauros usando o corpo em brincadeiras simbólicas;
Ø  Confecção de um ninho de dinossauros com materiais de diferentes texturas...
Ø  Desenhar dinossauros em diferentes texturas
Ø  Desenhar dinossauros com diferentes materiais (areia, pedra,)



3.      CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
As atividades deverão ser realizadas de acordo com o interesse do João Vitor e de acordo com a vontade dele em participar das atividades.


4.      ESTRATÉGIAS
O método adotado será o Montessori, através do qual os sentidos serão utilizados no processo de ensino-aprendizagem. A Estratégia será apresentar um ou mais dinossauros e relaciona-lo a um animal cujas características principais sejam semelhantes, como por exemplo girafas e Brontossauros ou estudar as plantas partindo do pressuposto que os Brontossauros se alimentavam delas.


5.      RECURSOS
Para implementação do presente projeto, serão utilizados recursos multimídias bem como materiais necessários para a realização de atividades artísticas.

6.      AVALIAÇÃO
A avaliação será dialógica, através da percepção e do conhecimento dele em relação aos vários campos de conhecimento.


7.      BIBLIOGRAFIA BASE

Sites consultados para elaboração do presente projeto:







Nenhum comentário:

Postar um comentário