quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A importância do brincar


Enquanto aguardava o João Vitor na sala Multimeios,
vi esse cartaz 
e gostei tanto da mensagem
que fotografei e resolvi compartilha-lo no Blog,
porque sintetiza muito bem a importância do Brincar
para as crianças, sejam elas 
portadoras de necessidades especiais ou não...




" É brincando que a criança...
... constrói sua identidade;
... conquista sua autonomia;
... melhora seu convívio social;
... aprende a enfrentar seus medos;
... expressa seu estado de espírito;
.. aprende a interpretar e agir no mundo onde vive;
... simula ações do cotidiano,
interiorizando novos conceitos
e modelos do adulto;
... aprende a negociar papeis.."
(Andréa Florenzano)


E pesquisando pela net,
encontrei o texto
 do qual esses versos foram tirados...
Achei bastante interessante
e resolvi transcrever no Blog:


" O brincar revela a estrutura do mundo infantil, como a criança organiza o seu pensamento, as questões que ela se coloca e como vê o mundo à sua volta. Na brincadeira, a criança explora as formas de interação humana, aprende a lidar com a espera, a antecipar ações, a tomar decisões e a participar de uma ação coletiva. Desta forma, a maneira como a criança se coloca na brincadeira nos diz muito sobre ela.Atividade por excelência da criança pequena, brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea, muito prazerosa, e acessível a todo o ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica.É importante a criança brincar, pois ela se desenvolverá permeada por relações cotidianas. Assim vai construindo sua identidade: a imagem de si e do mundo que a cerca.É através do brincar que a criança se prepara para aprender novos conceitos, adquirir informações e ter crescimento saudável. Toda criança que brinca vive uma infância feliz, além de se tornar um adulto muito mais equilibrado física e emocionalmente, conseguindo superar com mais facilidade, problemas que possam surgir no seu dia-a-dia.A criança é curiosa e imaginativa (está sempre experimentando o mundo) precisando explorar todas as suas possibilidades.   Adquire experiência brincando, onde mostra que é dotada de criatividade, imaginação e inteligência. Todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança, em todas as etapas da sua vida. A escola não deve acelerar o desenvolvimento infantil, pois deve respeitar cada etapa de sua vida. É importante ter uma proposta que contemple os três pilares para a educação dos pequenos: o brincar, o cuidar e o educar. Não se pode deixar de lado, fatores estruturais do dia-a-dia da criança, nas esferas emocional, intelectual, social e física. Ela não deve somente absorver conteúdos, mas desenvolver habilidades e atitudes. A figura do professor – como adulto - ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente, é ele quem organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, além da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar. Por meio das brincadeiras, o professor pode observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto, e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. Para Jean Piaget (1896-1980), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo, por isso, indispensável à prática educativa.É brincando que a criança constrói sua identidade, conquista sua autonomia, melhora seu convívio social, aprende a enfrentar medos, descobre suas limitações, expressa seu estado de espírito, aprende a interpretar e agir no mundo onde vive, simula ações do cotidiano, interiorizando novos conceitos e modelos do adulto, aprendendo a respeitar regras e limites.É preciso brincar! É preciso tempo para brincar! A brincadeira é uma fonte de felicidade que proporciona prazer e muito aprendizado."

Andréa Florenzano
Coordenadora do Santana Baby


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