Muito se fala sobre a dificuldade para as crianças / como com ASD para se adaptar ou ser incluídas nas escolas regulares. A inclusão parece uma utopia distante que só alguns podem alcançar, mas não a maioria. Infelizmente, as metodologias utilizadas no atual sistema educativo espanhol deixa de fora muitas crianças / como eles não podem aprender com sistemas arcaicos e chato que levam ao fracasso em uma alta porcentagem da população escolar.
Se uma criança / a é capaz de armazenar o conteúdo, se comporta bem, preste atenção constante e é "bom" em todos os assuntos, é classificada como "normal", mas se algum de isso falhar, torna-se um aluno / a com necessidades educativas especiais. E depois?
Em seguida, você receberá aulas extra, terapia da fala, sessões de educação terapêutica, um professor / a de apoio e até mesmo uma mudança de escola, porque ele / ela é diferente do resto, e assim eu vou saber e por isso vai fazer você se sentir. Sim, vou disfarçar dizendo que suas necessidades não podem ser satisfeitas naquela escola.
Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula e dificuldades de aprendizagem responder à nossa instituição de um sistema de igual para todas as crianças / as, independentemente das diferenças individuais, eo que é pior, independentemente do período evolutivo em que cada criança / a está localizado.
Há filosofias pedagógicas que não acomodar todas as crianças / as, que baseiam seus princípios sobre a diversidade, com a premissa de que cada aluno / a é diferente e cada um tem um ritmo de aprendizagem diferente. Faz sentido que todas as crianças / como memorizar o mesmo conteúdo repetidamente e aprender a ler e escrever ao mesmo tempo? Você precisa aprender os mesmos materiais e as mesmas? A resposta é enfaticamente NO. O que é importante na educação de uma criança / a é para melhorar suas habilidades em uma atmosfera de cooperação, respeito e tolerância.Isto aplica-se a metodologia Montessori e cuja origem é um pouco remota, mas ainda hoje é desconhecido para muitos professores / as e familiares.
Há muito tempo assistindo a abordagem Montessori tem muito em comum com a metodologia TEACCH (especificamente para as crianças / como ASD). E, embora alguns dos princípios da Montessori pode parecer oposta às necessidades de uma criança / TEA um salvado muitas semelhanças. Você quer saber?

Conhecer a metodologia TEACCH

Metodologia TEACCH e1410351990573 Autismo e Escola: TEACCH metodologias e MontessoriLa TEACCH metodología ( Tratamento e Educação de Autista relacionada Comunicação Criança Deficiente ) fue en desarrollada Carolina del Norte en los años 70 parágrafo dar respuesta a las necesidades de personas con las diagnosticadas Trastorno del Espectro Autista.
O método TEACCH vem com um objetivo claro:
Permita que as crianças / como com ASD crescer em um ambiente produtivo e positivo, especialmente favorecendo a autonomia e, portanto, a qualidade de vida individual e de suas famílias.
Usando o programa TEACCH se expande e torna o processo de ensino e aprendizagem e se baseia em três princípios básicos:
  • Ensino estruturado:  um sistema para organizar a sala de aula e tornar os processos e estilos de ensino são orientados para o autismo. Permite-lhe responder a dificuldades receptivas de linguagem, comunicação expressiva, de atenção e de memória e problemas de percepção sensorial.
  • A estrutura física e temporal:  permite que a informação seja clara e acessível à criança / para e ajuda a entender o que se espera dele, melhorando a sua adaptação ao ambiente e promoção da autonomia.
As horas são críticas porque as crianças / como com ASD necessitam de previsibilidade e clareza.
  • A informação visual, ou seja, o uso de recursos visuais.
    Instruções visuais ajudar as crianças / como você entende o que fazer e comportamentos flexíveis. O seu tratamento principalmente visuais, muitas vezes, por isso é a melhor maneira de garantir a compreensão.

Sabendo que a filosofia Montessori

filosofía MONTESSORI e1410352085832 Autismo Escuela y: metodologías y TEACCH MontessoriA filosofia Montessori está enraizada na Educação Especial.Maria Montessori foi uma educacional, científico, médico, psiquiatra, filósofo, psicólogo, católico devoto, feminista, humanista e italiano. A partir desta prática, a criança / a tem seu próprio processo de aprendizagem e professor / a é um observador que orienta a criança / de acordo com suas necessidades. Esta observação se destina a adaptar o ambiente de aprendizagem da criança para seu / sua nível de desenvolvimento.
O objetivo do método Montessori é para desbloquear o potencial de cada criança / a autodesarrolle de estar em um ambiente estruturado.
Para a escola Montessori não é um lugar onde o professor / a ensina habilidades, mas um lugar para a criança / para desenvolver sua inteligência de forma livre usando material de aprendizagem. Alguns dos princípios mais importantes do seu programa de ensino são:
  • Para promover a auto-disciplina e aprendizagem experiencial.
  • A distribuição das turmas de 0-3 anos, correspondentes aos períodos sensíveis do desenvolvimento.
  • Sua finalidade educativa é a liberdade em todos os sentidos: para formar um pensador crítico intelectual, moral através de reciprocidade e mútua, o respeito social no trabalho com os colegas, a segurança emocional que fornecem limites, a educação vontade e auto-suficiência.
Em seguida, recolher as semelhanças entre as duas práticas.
Similitudes TEACCH / MONTESSORI
  • Estrutura dos cantos do espaço.
  • Ambiente organizado.
  • Materiais manipuláveis ​​e auto-correção.
  • Importância para a vida prática.
  • Poder autônomo e individual de trabalho.
  • Espaços organizado.
  • Importância das inteligências múltiplas.
  • Diversificação Curricular. Programação individualizada.
  • Aprendizagem Experiencial.
  • Importância para os períodos sensíveis da criança / a.

Certamente, as semelhanças são óbvias, ainda acreditam na aplicação de uma ou outra metodologia "fundamentalismo" não tem lugar, e que cada criança / ter que usar o que ele ou ela precisa, sempre com um propósito clara: ajudar e orientar a maximizar o seu potencial com base em suas necessidades e características. No final, o sucesso depende muito de como a educação se destina: alguns acreditam que só alguns têm um lugar, defendemos educação de qualidade para todos / as .Lembre-se que um bom professor / a tem muitos métodos como alumni / ae.