sábado, 17 de janeiro de 2015

Dicas de Manejo das Atividades e Planejamento 2015

Olá pessoal!!!
Antes de começar, quero desejar um ano de 2015 repleto de saúde, paz e muitas conquistas e realizações!!!!


O Blog anda muito muito desatualizado... As atividades seguem a passos de guepardos, mas as publicações andam a passos de tartarugas... Inclusive, nessas férias estamos realizando o PROJETO FÉRIAS MONTESSORI, recheado de atividades...
Mas antes de começar a postar as atividades, gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho da minha expectativa e do meu Planejamento para esse ano....

COMO É A NOSSA ROTINA?

Algumas mães tem me perguntado como organizo a nossa rotina do dia... Pois bem... Vamos lá...
Em períodos de FÉRIAS, antes de o João Vitor acordar, eu preparo o ambiente, ou seja, eu seleciono os materiais e já deixo “às vistas” as atividades que sugeri para aquele dia. Eu normalmente monto a atividade num caminho de passagem dele – normalmente na mesa da cozinha, que é uma área central, por onde ele vai passar...


Muitas vezes eu o convido a olhar o que tem separado, mas nunca forço nada... Respeitar a vontade da criança é imprescindível para uma boa condução das atividades... Tem dias que preparo o material de manhã, mas ele realmente não quer brincar... Então a tarde eu guardo tudo e, numa outra oportunidade, apresento a mesma atividade...


Uma outra dica é sempre delimitar o espaço utilizado naquela atividade... Para separar as atividades, normalmente eu uso um EVA. A folha de EVA serve apenas para delimitar o espaço a ser usado. Numa caixa sensorial, por exemplo, ele sabe que os bichinhos que ele tirar devem estar colocados naquele EVA... E isso facilita e muito quando apresento duas ou mais atividades, pois cada EVA indica uma atividade diferente que pode sim, ser realizada, desde que ele aceite participar...

DINAMICAS DAS ATIVIDADES

Acredito que as pessoas que acompanham meu Blog já perceberam que gosto muito de trabalhar com materiais concretos, observando temas de interesse dele... Por isso selecionei áreas de conhecimento, com base nos quais serão realizadas as atividades... E para eu me organizar, para eu me direcionar elaborei alguns projetos, tais como Projeto Sitema Solar; Conhecendo os Países do Mundo;


Novamente, a intenção é continuar despertando o interesse do João Vitor, tornar sonoras e reconhecíveis as palavras, mesmo que num primeiro momento ele não consiga pronunciá-las, e principalmente trabalhar outras questões como a linguagem, a interação social, o simbolismo nas atividades, a coordenação motora, dificuldades sensoriais e percepção visual... Tudo da forma mais lúdica possível...


Também não é porque o João Vitor não sabe, que eu deixo de propor aquela atividade; muito pelo contrario, apresento mesmo assim, mesmo que ele se concentre em partes do cenário e não no todo...  Apresentei o Sistema Solar para ele, mas o foco dele foi apenas o Planeta Terra e nem por isso deixei de fazer atividades nesse sentido... e para mim pouco importa se nesse momento ele não sabe os nomes dos Planetas... Não tenho pretensão nenhuma que ele saiba, porque sei que esses conceitos serão incorporados no conhecimento dele com o tempo e num momento oportuno e haverá um momento na escola que ele terá de apresentar esse conhecimento... 


É importante também projetar o tempo de duração de cada atividade... A minha projeção inicial é sempre de 3-5 minutos, para que o João Vitor pelo menos manuseie os materiais... Se ele desejar, esse tempo pode ser prolongado, na medida em que as brincadeiras são desenroladas... Há dias que ele olha, pega um objeto e outro e simplesmente se afasta... Nesses dias, não me dou por frustrada não... Tenho em mente que muitas vezes precisamos dar tempo ao tempo e respeitar sempre as vontades dele....


Outra dica importante é que dou um intervalo de pelo menos uma hora entre uma e outra atividade... Na maioria das vezes, as atividades propostas num mesmo dia, não são sequenciais, não acontecem em sequência... Tudo porque ele pode brincar cinco minutos, sair e depois retomar a brincadeira ou então, já aconteceu muitas vezes de ele ir procurar no Youtube um assunto relacionado aquela atividade....

COMO AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS

Eu uso três momentos nas abordagens...

1 – O Adulto fala e adulto faz... Isso acontece principalmente quando apresento um material novo para o João Vitor.... Normalmente a primeira abordagem é minha.... Como mencionei, preparo o material e deixo a disposição dele. Ele demonstrando interesse e se aproximando para ver o que eu separei para aquele dia, eu me aproximo...
Quando a criança não tem iniciativa, esse é momento para o adulto ensina-la a brincar... Muitas vezes, é necessário inventar e envolver a criança na brincadeira; ensina-la a brincar... Mostrar as características das coisas... Dar funcionalidade aos objetos, etc;


2 – O adulto fala e a criança faz ou adulto e criança falam e fazem juntos... Esse para mim é um dos momentos mais importantes que existe na brincadeira.... Costumo dizer que esse é momento de interação mesmo... Detalhe importante: se eu preparo o material e deixo o João Vitor brincando sozinho, ele não permanece mais de cinco minutos brincando... Então é imprescindível que eu entre em cena para estimulá-lo a brincar e a interagir com o meio e comigo...
Muitas vezes a gente cria uma brincadeira e eu vou dando dicas como, por exemplo: “Vamos dar comida para os animais agora? Mas o que é mesmo que a girafa come?”. E desse modo, vou participando da brincadeira e, de certa forma direcionando a atividade, tornando-a atrativa...
Também é uma boa oportunidade para observância de ordens simples, como por exemplo, “pega a girafa para mim por favor?” “Vixe... o cachorro se sujou. Dá banho nele?”


3 – A criança faz; a criança tem iniciativa.
Eu curto muito esse momento, quando o João Vitor demonstra o que aprendeu comigo, por meio das brincadeiras... E não necessariamente ele faz isso sozinho... Muitas vezes, ele reproduz a brincadeira, a forma de brincar com o papai e outras crianças.. ou ele procura outros materiais relacionados ao tema, seja no Youtube ou mesmo nos álbuns dele...  ou procura o material que guardei para continuar brincando...


E isso não necessariamente demonstra que ele aprendeu tudo... Muitas vezes ele se concentra em partes do todo e procura algo relacionado a aquele tema de interesse dele... Não vejo que isso como algo negativo... Eu considero que estamos caminhando, as vezes a passos de tartarugas, mas estamos caminhando... E mesmo nesse momento, vejo que há outros elementos talvez mais importantes do que o conhecimento propriamente dito, que devem ser trabalhados e que aquela atividade favorece...

RELACIONANDO TEMAS DE INTERESSE

Já comentei muitas vezes, mas acho muito importante comentar que parto sempre de um interesse do João Vitor para ampliar os temas de interesse dele... Até os dias atuais, dois temas tem grande relevância para o João Vitor: carros e dinossauros... Então, no início parti dos carros para apresentar os animais – os carros levavam os animais para passear – e os dinossauros serviram de referencia para mostrar as características dos bichinhos....

Lembro que apresentei a girafa a partir do Brontossauro brincando com as mãos... O braço direito era o Brontossauro que convidou a sua amiga girafa (mão esquerda) para visitar um lindo Restaurante... E vejam só o que eles pediram? Folhas! O Brontossauro e a girafa comeram folhas! E qual o outro bichinho que se alimenta de folhas? O cavalo!!!!


Desse modo, tanto a girafa quanto o cavalo receberam importância para ele, porque estão relacionados a um tema de interesse dele, aos dinossauros...


UTILIZAÇÃO DE CAIXAS SENSORIAIS

Acredito que as pessoas que acompanham meu Blog sabem que eu amo trabalhar com caixas sensoriais. Escrevi há algum tempo um post relatando a importância dessa ferramenta e nesse momento gostaria de transcreve-la:
E isso se deve por inúmeras razões: 

a) trabalhar a questão sensorial, uma das áreas comprometida nas crianças com autismo; 
b) trabalhar a coordenação viso-motora, por meio da relação entre visão e tato;  
c) proporcionar um aprendizado através de atividades lúdicas;
d) inter-relacionar as ilhas de interesse da criança com autismo, possibilitando inclusive ampliar e inserir novos temas;

Enfim... Por conta disso resolvi escrever um post que reunisse várias ideias já realizadas e que demonstrasse como podemos ensinar, valendo-nos dessa técnica.


Dicas para trabalhar com caixas sensoriais:

1 - Muito cuidado com os objetos que podem ser levados a boca e que podem ser engolidos... Selecione cuidadosamente os materiais a serem usados, levando em consideração os gostos e preferências das crianças...

2 - Não basta apresentar a atividade, contextualize e sempre que possível, relacione a caixa a algum tema de interesse da criança, principalmente se for uma informação nova que se deseja transmitir. Isto servirá como facilitador no processo de aprendizagem dela.;

3 - Explore a textura com seu filho... Brinque junto... Reserve um espaço para essa atividade e, de preferência, incorpore na rotina do seu pequeno, reservando um dia na semana pelo menos para realizar uma atividade sensorial, nem que seja brincar com água ou na beira da praia... Invista no seu filho!

4 - Se a criança tiver dificuldade em criar uma brincadeira de faz de conta, inicie você essa brincadeira...Crie circunstancias, monte diálogos entre os animais, pergunte sobre cada um dele - o que faz, qual o som produz, o que gosta de comer- e reproduza o que esses animais fazem (comer, beber água, disputar espaços)... Brinque de adivinhações: o que esse bichinho vai fazer agora, será que vai dormir ou comer...

5 - Não fique triste se a criança olhar, manusear os objetos e permanecer apenas 5 minutos na atividade. Isso é normal e eu particularmente apresento uma caixa para ser explorada por um curto período de tempo... Pense que a semente do conhecimento foi plantada no coração do seu filho e que a seu tempo, brotará...

6 - Se possível for, deixe a caixa montada por um período de tempo.. É comum o João Vitor brincar por um tempinho, buscar outra atividade e depois retornar a brincadeira na caixa sensorial...

7 - Outro ponto importante é respeitar a singularidade da criança. Cada criança é única e não é porque deu muito certo com o meu filho que isso valerá para todas as crianças com necessidades especiais... Não há uma receita mágica que resolva todos os problemas... Mas há alguns pontos que podemos observar: se a sua criança não gosta do cheiro de algum material, por exemplo, simplesmente não use, até que a criança esteja preparada para manusear ou aceitar determinado material..

Quais os material que podem ser usados numa caixa sensorial
A resposta é bem simples: o que tiver em casa... 
Mais uma vez, lembramos da importância em selecionar bem os materiais que serão utilizados montagem da caixa sensorial.

PROJETOS EM ANDAMENTO


Acredito que vale a pena salientar que

Acredito que as pessoas que acompanham meu Blog já perceberam que gosto muito de trabalhar com materiais concretos, observando temas de interesse dele... Por isso selecionei áreas de conhecimento, com base nos quais serão realizadas as atividades... E para eu me organizar, para eu me direcionar elaborei alguns projetos, tais como Projeto Sitema Solar; Conhecendo os Países do Mundo;

Novamente, a intenção é continuar despertando o interesse do João Vitor, tornar sonoras e reconhecíveis as palavras, mesmo que num primeiro momento ele não consiga pronunciá-las, e principalmente trabalhar outras questões como a linguagem, a interação social, o simbolismo nas atividades, a coordenação motora, dificuldades sensoriais e percepção visual... Tudo da forma mais lúdica possível...

Eu estou a quatro anos trabalhando com o João Vitor, desde o diagnóstico... E além das atividades de coordenação motora, linguagem e noções matemáticas, realizamos os seguintes projetos:

-  2011: Projeto Carros e Meios de Transportes;



-  2012-2013:
 Projeto A Criação de Deus a partir dos Sentidos
 Projeto Animais do Mundo;
 Projeto Meio Ambiente Vegetação;
 Projeto Dinossauros.



-  2014:            
  1º Semestre de 2014
              Projeto Animais do Mundo;
              Projeto Meio Ambiente Vegetação;
              Projeto Dinossauros.
 2º Semestre de 2014
              Projeto Animais do Mundo;
              Projeto Meio Ambiente Vegetação;
              Projeto Dinossauros.
              Projeto Conhecendo os Países do Mundo;
              Projeto Conhecendo o Brasil;
              Projeto Conhecendo o Sistema Solar;

Em 2015, a intenção é dar prosseguimento aos trabalhos...
Pois bem... Vou apresentar cada Projeto e vou mostrar alguns materiais que tenho para estar me auxiliando nesse processo... É importante ressaltar que esses materiais  foram adquiridos ao longo desses quatro anos de abordagens – cerca de 80%, no primeiro ano de diagnóstico -, mas há outros confeccionados por mim que serão apresentados num momento oportuno...

LINGUAGEM



O principal objetivo é trabalhar a linguagem do João Vitor, tanto a falada quanto a escrita. O João Vitor não sabe ler, mas reconhece a escrita de algumas palavras... E, por orientação da fono do João Vitor, vamos trabalhar nesse ano sobretudo a relação existente entre as letras do alfabeto e a palavra escrita e falada... Dentre os objetivos específicos, elenquei:

o   Relacionar fonemas das letras à palavra;
o   Montagem e construção de palavras;
o   Reconhecimento das sílabas;
o   Reconhecimento letras cursivas;

Para a alfabetização, estabeleci as seguintes etapas: primeiro vem o reconhecimento e nomeação das letras; depois a pronúncia dos sons para posteriormente trabalhar a junção dessas letras para compor sílabas e palavras... Nesse momento, estamos trabalhando o reconhecimento do sons da letras, valendo-me da canção BEBELE...
Mas o recomendado é partir dos sons da letras e não para a memorização e nomeação dos códigos (letras)


Materiais utilizados:

o   Letras com texturas;
o   Caixas sensoriais;
o   Pareamento de letras;
o   Materiais concretos;
o   O que é o que é?
o   Livros Infantis;
o   Jogo de Memória;
o   Peças de encaixe;

Inclusive, escrevi um post enumerando MAIS DE 60 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO 


MTM   


A matemática está presente em todos aspectos da vida e, desde quando o João Vitor tinha dois anos de idade, período em que recebemos o diagnóstico dele, estamos trabalhando noções espaciais e temporais,  sequencias, contagem... E para esse ano, selecionei alguns assuntos que continuaremos a trabalhar, tais como:
o   Noções de espaço (dentro/fora)
o   Números de 1 a 100;
o   Números contados de 10 em 10;
o   Formas Geométricas;
o   Números Pares e Impares;
o   Sequência Lógica;
o   Noções das 4  operações mtm (adição, subtração, multiplicação e subtração);


ESTUDO RELIGIOSO      

o   Projeto Conhecendo Histórias  da Bíblia

A Criação;
Patriarcas;
Vida e Ministério de Jesus;
Milagres de Jesus

ARTES


Nesse sentido, vamos estar trabalhando várias modalidades de artes, a saber:

-   Artes Plásticas
o   Pintura com diversos materiais;
o   Recortes
o   Dobraduras;
o   Colagens;
o   Modelagens;

-  Artes Cênicas:
o   com a utilização de fantoches;

-  Projeto Musical
o   Aprendendo sobre Ritmos;
o   Cânticos;
o   Confecção de instrumentos musicais

PROJETO IDENTIDADE:


Noções corporais – conhecendo as partes do corpo;

A intenção aqui é faze-lo perceber o corpo e responder questões básicas de atividades de vida diária, como por exemplo, por que tenho de escovar os dentes; por que tenho de tomar banho; por que respiramos; por que dormimos... Essas e outras questões relacionadas ao bom desenvolvimento do corpo humano serão contempladas no presente projeto....
o  Noções do corpo Humano:
             Esqueleto;
             Musculos;
             Sistema Respiratório;
             Sistema Digestivo;
            Sistema Urinário;
o   Higiene pessoal
o   Atividades Psicomotoras
o   Atividade da Vida Diária;
o   Atividade de Coordenação Motora;
o   Atividades que aperfeiçoem a lateralidade – caminhos, circuitos;
o   Atividades esportivas;

GEO

Projeto Conhecendo o Mundo // Projeto Conhecendo os Continentes:


A metodologia de alfabetização de uma escola Montessori é um pouquinho diferente.... Eles usam o Método fônico. E, em parceria com a fono dele, vamos estar nos focando nisso, na relação existente entre as letras do alfabeto e a palavra falada e escrita, para prepara-lo para o primeiro ano...

Vou apresentar os países para ele, não com a intenção de ensiná-lo tudo – até porque na escola ele vai aprender o necessário-, mas sim para despertar o interesse dele... E isso se deve ao simples fato que no método Montessori há liberdade de aprendizagem, a criança escolhe os materiais que deseja trabalhar os quais ficam disponíveis em estantes.. E se o João Vitor não tiver interesse, possivelmente nem vai olhar para os materiais...

É muito comum as crianças dentro do transtorno apresentarem o que chamamos de hiperfoco, interesse descomedido por determinados temas... E o João Vitor não é diferente... Tem momentos que ele gosta tanto, tanto daquele assunto que simplesmente não quer mudar...  Ano passado, em plena Copa do Mundo, o João Vitor ficou tão empolgado com a Itália que não se interessou pelos demais países....

As vezes é sim um trabalho de formiguinha, apresentando elemento por elemento, ampliando aos poucos os temas de interesses e relacionando as ilhas de interesse que ele apresenta... Mas isso é algo que confere muito resultado a curto e a longo prazo... Eu sinceramente acredito nisso, tanto é que procuro colocar em prática essa crença...


Projeto Conhecendo o Sistema Solar


o       Planetas;
o       Estrelas;
o       Cometas;
o       Asteroides;


Projeto Conhecendo os Países do Mundo;


o       Relacionar os países aos Continentes;
o       Apresentar as principais características;
;

Projeto Conhecendo os Animais do Mundo;


o   Habitat;
o   Tipo de Alimentação;
o   Classificação animais vertebrados, invertebrados;
o   Classificação Animais Ovíparos; mamíferos, etc;
o   Classificação Repteis, Insetos;
o   Ciclo de Vida


Projeto Conhecendo os Vegetais

o       Ciclo;
o       Raíz, caule, frutas


Projeto Conhecendo o Brasil;


o        Projeto Meu Lugar no Mundo (Estado, Cidade, Bairro, Rua)
o   Estados Brasileiros;
o   Principais Animais, frutas, vegetação;
o   Cultura;

Projeto Dinossauros

Conheça um pouquinho mais do nosso projeto, clicado aqui (http://www.meupequenoautista.com.br/2014/06/planejamento-com-o-tema-dinossauros.html

 



6 comentários:

  1. Olá Sandra, adorei seu post. estou inspiradíssima com seu trabalho. Fantástico os seus projetos. Parabéns. Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Sabrina!!!! Fico muito feliz por saber que você gostou! Sandra.

      Excluir
  2. Post maravilhoso! Tenho certeza que irá ajudar muitas mamães! :) Continue nesta força amiga, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Glau!!!! Você é muito especial para nós! Bjos.

      Excluir
  3. Parabéns, é por isso que o João Vitor escolheu nascer como seu filho e Deus permitiu.Ambos sabiam que você daria conta do recado e ainda ia beneficiar muitas famílias.Isso é um dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Juliana!!! Obrigada por fazer parte da nossa vida! Bjos

      Excluir