terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Reunião do Grupo Propostas em Alfabetização nos TEA


Ontem foi realizada uma reunião 
com mães de crianças dentro do espectro Autismo,
sob a coordenação de Sandra Santos Tadini.

E com a permissão dos participantes,
vou estar compartilhando a Ata 
feita pela Loren de Oliveira
contendo as principais observações
realizadas na Reunião.



REUNIÃO WEBEX - 15/12/2014 - PROPOSTAS PARA ALFABETIZAÇÃO TEA


  • É preciso reconhecer que cada indivíduo tem um encontro único de potencialidades e dificuldades, portanto não há fórmula pronta para alfabetização de crianças, ainda mais as que estão no espectro autista. É preciso observação constante das motivações e aptidões da criança para a elaboração de um material adequado para ela.


  • Observar as formas de aprendizado que a criança se destaca:
    • Visual
    • Cinético (movimentos)
    • Auditivo
    • Tátil


  • Métodos lembrados na reunião: fônico (boquinhas); global de frases, palavras, silábico. Sobre o método integral: as classes de palavras (verbos, substantivos, etc.) são destacadas por cor e a criança faz uma leitura dinâmica do texto. O foco é a palavra e não sílabas/letras isoladas na leitura.

  • Exemplo de alfabetização dentro do método responsivo: identificar e utilizar as motivações da criança para elaborar as atividades de alfabetização. Utilização de recursos visuais como fotos ou pictogramas (depende da abstração de que a criança é capaz). Houve o exemplo de uma criança cuja motivação era balançar na rede, então foi oferecida uma foto com o verbo balançar. Pode se colocar objetovs preferidos da criança em uma estante alta e deixa à mão dela fotos com nome de cada objeto para solicitação. 

  • Exemplos de conteúdos para abordar no início: partes do corpo, números de 1 a 5, nome das brincadeiras, objetos do cotidiano, alimentos preferidos da criança,  nome da criança, cores.

  • Utilizar recursos visuais, seqüências. Acredito que a forma de ensino estruturado do TEACCH pode colaborar neste ponto. Olhando os posts do grupo encontrei este da Renata sobre o TEACCH e Alfabetização: “Sobre TEACCH e Alfabetização, perguntei à Maria Elisa G. Fonseca do CEDAP, uma das poucas especialistas e formadoras em TEACCH no Brasil. Transcrevo a resposta dela: "Não, não existe método TEACCH de alfabetização. O que existe é a estrutura organizada dentro do modelo apropriado a cada criança. Pode ser silábico, pode ser fônico, pode ser global, sensorial, Das boquinhas, enfim, TEACCH em si não alfabetiza pois não é um "método de alfabetização". São os meios de alfabetização que usam os recursos TEACCH para alfabetizar: sinalizações, estrutura, visuais, rotinas, imagens, etc.”

  • Atividades para a fase de pré-alfabetização (inspiradas em Montessori):
    • Fazer letras na caixa sensorial (copiar o modelo da letra na areia, brincar com fonemas dentro da caixa – ex: feijão para o fonema F)
    • Montar letras com colagem de materiais: arroz, papel, algodão, folhas, etc.
    • Enrolar massinha e formar letras
    • Atividades que envolvam associação do som com o objeto
  • LIBRAS: alfabetização em LIBRAS como 2a língua, não como língua materna. Utilização dos sinais de LIBRAS (gestos que valem por uma ação, expressão inteira) e não do soletrar. Aqui esta língua é utilizada como ferramenta de comunicação, similiar ao PECS.

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