segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Brincando com ímâs

Essas atividades foram realizadas no mês de abril do ano passado.
Foram as primeiras atividades que realizei com meu João
para apresentar o imã
e são excelentes para trabalhar a atenção,
concentração, coordenação viso-morota.
O João Vitor tinha por volta de 5 anos de idade.

Lembrando que atividades dessa natureza
requer análise criteriosa dos materiais
usados nas brincadeiras.
Eu comecei a oferecer esse tipo de brincadeira
quando o João Vitor deixou de levar os materiais a boca,
por volta dos 4-5 anos de idade.

1 - Conduzindo o carrinho com ímã



Eu colei uns filetes de imãs,
no para-lama do carrinho
com cola-quente
e a brincadeira consistia
conduzir o carrinho por outro imã preso numa cordinha

A ideia é legal....
Só que eu "alterei" a essência do carrinho.
eu mudei o carrinho dele,
e o João Vitor não gostou...
Ele considerou como "quebra de rotina",
eu mudei a funcionalidade daqueles carrinhos

Pelo contrário,
ele gritava "tia, tia" (tira, tira)
E quando ele conseguiu arrancar os imãs,
ele deu um sorriso e respondeu "fiiz" 
(ele ficou feliz pelo fato de ter "consertado" o carrinho,
pelo fato de ter arrancado o imã...

Mas gostaria de registrar essa atividade,
pensando em outras crianças que não terão a mesma reação
Mas se tiverem uma reação semelhante,
não se preocupem...
Quebra de rotina é um dos problemas da criança autista...

Na época, claro,
eu fiquei triste por proporcionar uma frustração no João Vitor,
até que uma amiga do grupo Homeschooling
me aconselhou fazer a próxima atividade...

2 - Garrafa sensorial


Nessa atividade,
coloquei dentro da garrafa vários materiais -
- carrinhos de plástico, clips, borracha -
e na tampa,
colei com fita adesiva um barbante
e na outra extremidade desse barbante,
um ímã...

E a brincadeira consistia em 
"pescar" os elementos 
que eram atraídos por ímas...
Foi legal!

3 - Pescaria com imã


Nessa terceira atividade,
montei a mesma brincadeira,
só que depositando os objetos numa bandeja.

O João Vitor deveria "pescar"
usando o barbante com imã.

Também deu certo.


4 - Pescaria


Essa foi uma atividade mais recente,
e está registrada no post
Mas gostaria de acrescentar aqui
porque também é uma atividade em que 
podemos trabalhar com imãs...

2 comentários:

  1. Muito Legal!
    Idéias maravilhosas!
    Parabéns mais uma vez pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão Cintia!!!
      Fico muito feliz que vc gostou!!!!
      :D

      Excluir