terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aprendendo a contar com régua numérica


Pessoal,
eu montei uma régua numérica com EVA
e numerei-a de um a doze.


E elenquei alguns passos na realização dessa atividade;

Passo 1 - Identificar o número e o objeto que estão antes do sinal matemático "mais"
e colocar a quantidade correspondente na régua..
Na foto abaixo, ficou indicado "dois peixes"
Então o João Vitor acrescentou dois peixinhos.

Passo 2 - Identificar a quantidade e o animal que se encontram depois do 
sinal matemático "mais" e acrescentá-lo na reta, a partir do último quadrado preenchido
No caso em questão, 1 sapo.

Passo 3 - contar a quantidade de bichinhos disposto na regua...
Lembrando que o animal que se encontra na ultima casa,
corresponde o valor da soma das duas quantidades.
Dessa forma: 2 + 1 = 3,
e o sapo - ultimo animal elencado - está no quadrado de n. 3

Só uma dica:
é possível trabalhar com qualquer material na regua numérica,
mas o meu conselho é trabalhar sempre com um objeto de interesse da criança.
Realizamos a mesma atividade usando tampinhas
e o João Vitor gostou e muito!




2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei este jogo e vou confeccioná-lo para apresentar para minhas colegas no curso de pós em AEE que estou fazendo.
    pode me citar os objetivos deste jogo para crianças com autismo?
    Obrigada
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!!!
      Dentre os objetivos dessa atividade, podemos destacar a utilização de material concreto para o ensino das operações de adição, mas há outros objetivos com relacionar quantidade ao número, desenvolvimento da atenção e concentração, etc...
      Crianças autistas são pensadores concretos e quanto mais concreta for a atividade, maiores serão as chances dela vir a perceber a essência e de reter o conteúdo... Grande abraço! Sandra

      Excluir