quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aprendendo sobre o dia e a noite



Nessa proposta, a minha intenção sempre é
inter-contextualizar, relacionar
as ilhas de interesse do meu filho,
buscando ampliar os temas de interesse dele...
Nós que convivemos com o autismo sabemos
que eles tem temas de fixação rígidos,
e pensando nisso, em ampliar horizontes
realizei essa atividade...


Ele tem fixação por Brasil...
pelo tema "Brasil"
Então tentei mostrar 
como ocorre o dia e a noite,
por que acontece 
e como acontece
partindo do tema de interesse dele,
da localização do Brasil no Globo Terrestre...

Na oportunidade, ensinei que o Planeta Terra gira
e que o sol permanece no mesmo lugar...
Mas esse giro que a Terra dá em torno de si
(o que as pessoas chamam de "movimento de rotação"), 
é que origina o dia e a noite...


E foi algo muito simples de fazer...
Usamos uma lanterna e um globo...
Realizamos essa atividade de dia mesmo,
fechamos as portas e janelas para obter um ambiente mais ou menos escuro...
Claro, não estou preocupada em ver se ele memorizou o nome rotação,
ou se ele sabe me explicar como acontece o dia e a noite,
até porque isso ele vai memorizar em tempo oportuno na escola...
O simples fato de conseguir inserir um novo elemento ao tema de interesse
pra mim já é uma grande vitória!






Nenhum comentário:

Postar um comentário