quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Trabalhando a linguagem em caixas sensoriais - Fonema "A"



Quem acompanha o blog, deve perceber o quanto 
gosto de trabalhar com caixas sensoriais.
forneço algumas dicas
e sugestões de atividades.

E uma das razões de trabalhar com esse material
é que ele tanto trabalho com coordenação motora,
mediante a relação entre olho-objeto,
a questão sensorial
e principalmente, a construção da linguagem...

E Hoje montei essa caixa sensorial para o João Vitor,
composta por objetos que começam com a aletra "A".
E nessa oportunidade, reunimos:

Arara, 
Abelha, 
Aranha,
Arminhos
Árvore, 
Avião
Algodão,
Água,
Areia colorida

Uma observação importante:
Sempre que possível, eu monto a caixa sensorial
e deixo num local acessível e visível aos olhos
durante um período de tempo.
Dessa forma o João Vitor pode manusear os objetos,
explorar uma situação ou criar uma história
e se desejar,
pode voltar a brincar
depois de algum tempo.

Outra dica:
sempre apresente o material a criança:
Nomeie os objetos;
Se a criança sentir dificuldade em criar,
crie você a situação.
Formule diálogos,
promova situações...
POr exemplo, nessa brincadeira, inventei 
que a abelha ía pegar um avião para visitar os arminhos...
E a partir daí a brincadeira se desenrolou...
Ele simulou que a aranha subiu na árvore,
o arminho nadou na água
e assim por diante...


2 comentários:

  1. Oi, Sandra !
    Eu tenho uma criança de 3 anos e meio, ainda nao foi diagnósticado com autismo , mas toda a característica, Como eu faço para ele saber as cores e pelo menos escrever oseu nome e pintar no limite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Há varias formas de ensinar uma criança com autismo...
      O importante é sempre começar por um interesse da criança... Eu usei o tema "carros" para ensina-lo cores...
      Para ensina-lo a pintar no limite, você pode contornar o desenho com cola quente... Essa cola-quente faz um alto relevo no desenho, delimitando o campo a ser pintado....
      Para a escrita, eu estou usando atividades lúdicas e materiais concretos... Veja as ideias no link: http://www.meupequenoautista.com.br/2014/10/mais-de-60-atividades-para-alfabetizacao.html)
      Espero ter ajudado!!!! :D
      Sandra

      Excluir