Falhas na memória é com certeza um dos itens que gera preocupação quando falamos de aprendizagem. Uma maneira de auxiliar nossas crianças é torná-las conscientes de algumas estratégias para melhorar o desempenho. A atividade que apresento hoje tem justamente esse intuito.
Pode parecer simples, mas para um indivíduo fazer associação é preciso que o mesmo estabeleça relações entre objetos, entre fatos, que faça comparações, e tudo isso é necessariamente pensamento lógico, que, quando estimulado, gera ampliação do desempenho.
Então vamos lá!
Você vai precisar:
- Cartela Associacao (clique para imprimir);
- cartolina;
- cola;
- papel contact.
Procedimento:
Imprima o arquivo com as cartas, cole na cartolina, aplique papel contact, recorte as cartas e… pronto!!!
Passo 1
Converse com a criança sobre utilizar a associação como uma estratégia para lembrar algo. Diga, por exemplo, sentir o cheiro de café pode nos lembrar que está chegando a hora do lanche. Isso é uma associação.
Apresente para a criança algumas fichas e peça para ela observar cada imagem e nomear.
Passo 2
Vire essas primeiras fichas com as imagens para baixo.
Agora, apresente novas fichas que a criança deverá usar como associação para lembrar quais imagens tinha visto antes.
Exemplo: A flor ajudará a lembrar que na primeira ficha há um vaso. Um copo ajudará a lembrar que na segunda ficha há uma jarra. Um bebê ajudará a lembrar que na terceira ficha há uma mamadeira. E assim sucessivamente.
Dependendo do ritmo de aprendizagem você apresenta para a criança uma quantidade maior ou menor de fichas.
Uma variação seria utilizar essas mesmas fichas como um jogo de memória. As crianças devem encontrar pares de fichas que tenham alguma relação, ou seja, vaso com flor, óculos com sol…
Fonte: http://www.psicosol.com/memoria-associativa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário