Essa atividade foi realizada ontem
e faz parte da nossa trajetória de conhecer alguns países do mundo,
alguns pontos turísticos e os principais animais encontrados naquele lugar...
É uma atividade inspirada em Montessori e
se desenrolou em três etapas.
1 - Montagem do quebra-cabeça.
O primeiro passo foi montar o quebra-cabeça
Esse é um quebra-cabeça Conhecendo o Mundo da Toyster,
própria para crianças de 6 anos.
O material é muito legal,
os encaixes são diferentes,
trabalhando sobretudo a percepção visual
e facilitando a identificação da peça correta.
2 - Pareamento de Miniatura
O segundo passo foi identificar alguns
pontos turísticos dos países do mundo.
O João Vitor teve dificuldade para
parear a Estátua da Liberdade,
porque no mapa,
tem o desenho da Estátua da Liberdade
e do Cristo Redentor.
Então eu pedi para ele verificar a posição dos braços
- um está com os braços estendidos
e outro um dos braços está segurando uma tocha -
e compara-la
a posição dos braços da miniatura.
Desse modo foi possível
fazer um pareamento correto...
Nessa oportunidade, apresentei a Torre Eiffel
e nós vimos um desenho na Discovery Kids
que trazia a imagem da Torre e
fiz essa observação para ele.
Antes que me perguntem,
tanto a miniatura dos Países do Mundo
quanto as miniaturas de animais
podem ser encontradas na Montessorriso.
3 - Pareamento da Miniatura de Animais
E finalmente,
o pareamento de alguns bichinhos
e reforçando a localização deles,
como por exemplo:
o leão é encontrado no Safari, na África;
o canguru, na Austália;
E foi muio importante pontuar que os
pinguins e os ursos polares
moram na neve, mas
em regiões muito distantes...
O pinguim mora logo embaixo,
numa região chamada Antártida
enquanto os ursos moram noma região oposta, logo em cima,
chamada Ártico.
Realmente ele não precisa
nomear e saber diferenciar as regiões polares,
mas é interessante ele ter um noção sobre isso,
para futuramente ele vir a complementar essas informações...
Estamos trabalhando aos poucos
e aos poucos estamos inter-relacionando as informações...
Pode parecer estranho,
mas tudo começou com o tema "carros";
e depois disso introduzimos o Projeto "Conhecendo os animais -
- nesse ínterim, surgiu outro tema de fixação,
no ano passado, "os dinossauros"
e usamos esse interesse para relacionar animais e dinos.
E agora, a partir desse semestre,
depois de trabalhamos mais ou menos um ano e meio
a noção de animais e dinos,
iniciamos o Projeto Conhecendo o Mundo,
relacionando: - animais do mundo; - bandeiras;
- pontos turísticos...
Tudo isso é um processo...
Costumo dizer que estou lançando
a sementinha do conhecimento
no coração do João Vitor
e que a seu tempo florescerá...
simples assim...
Mas sem dúvida é um passinho de cada vez...
Que maravilhoso! Amei!
ResponderExcluirObrigada Anja!!! Que bom que gostou!!!!
Excluir