Simplesmente maravilhoso!!!
Segue texto:
Na estimulação sensorial é interessante itens para:
* TATO – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato: Os grudes de maisena cozida, coloridos com gelatinas, nos permitem modificar a consistência, e assim, estimular diferentes sensações táteis na criança. Água, terra, areia e argila são substâncias que causam muito estímulo em adultos e crianças e permitem várias combinações. Lixas, tecidos, grãos, isopor, plástico, cerdas de escovas, e outras superfícies lisas, crespas, ásperas e macias são utilizadas, inclusive com variação de temperaturas. Toques e contatos corporais variados nos sensibilizam muito, podendo promover relaxamento. Brinquedos de acionamento fácil e efeito intenso são interessantes.
* VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores, contrastantes, detalhes: Cores exercem grande impacto perceptivo, tanto pela nuance quanto pela sensação agradável que produzem ao serem manuseadas. Podemos oferecer uma cor de cada vez, iniciando pelas primárias (amarelo, azul e vermelho) e permitir que, através das misturas, sejam criadas novas cores e tonalidades. Contrastes, em especial branco e preto ou amarelo e preto, oferecem estímulos ricos e são interessantes, inclusive, para pessoas com deficiências sensoriais: visão sub normal ou déficits neurológicos; Variações de luminosidade e reflexos, também promovem grande estímulo e igualmente atendem às deficiências. Podemos criar efeitos com lanternas, papéis laminados, 3D ou outros recursos. Brinquedos com luzes e cores são interessantes.
* AUDIÇÃO – Discriminação, variação de volumes, efeitos, repertórios, intensidades, etc: Alimentamos a percepção auditiva com sons variados, não apenas músicas, mas ruídos e tons diversos. Existem repertórios de estímulos auditivos, usados em musicoterapia, compostos de sons de mar, cachoeira, mantras, etc. Podemos utilizar brinquedos com efeitos sonoros variados (animais, meios de transportes, etc), resposta por comando de voz, etc). Essas apresentações podem ser acompanhadas por jogos, brincadeiras, danças, percussão corporal, etc.
* OLFATO – odores, perfumes, etc.
* PALADAR – experiências orais e com sabores. - See more at:http://www.borntorock.net/…/tocar-ouvir-sentir-o-cheiro-s…/…
Nenhum comentário:
Postar um comentário