terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Atividades com água

As postagens seguem atrasadas,
mas vou fazer o possível para agilizar...
Esse post faz parte do Projeto
Garimpando a Bíblia voltado a Crianças com Necessidades Especiais
e tem por base bíblica os seguintes versículos:

E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Gênesis 1:6-8

E nessa oportunidade, realizamos várias atividades sensoriais com água...

1 - Formando bolhas na água com um canudo...


A primeira atividade foi feita
numa bacia com água.

Utilizando um canudo,
eu assoprava para formar bolhas na água.

Nesse momento, pedi para o João Vitor colocar uma das mão na água
para que as bolhas tocassem na mão dele...
Foi uma atividade sensorial bem gostosa...

Como qualquer criança,
ele também aprende por imitação,
 e me pediu para deixa-lo fazer a atividade


Inclusive, pegou a minha mão,
para reproduzir a mesma brincadeira...


Observações importante:
- muito cuidado para a criança não se afogar...
mostrei antes essa mesma atividade sem o canudo.


2 - Transferência com seringa


A proposta dessa atividade foi
transferir o líquido
de um recipiente ao outro,
com a utilização de uma seringa.

Uma dica importante
é sempre testar antes
se esta seringa é de fácil manuseio...


Então ele deveria levantar o 
êmbolo da seringa,
com a seringa mergulhada na água
e depois, num outro recipiente,
deslizar o êmbolo no corpo da seringa,
empurrando a água...

Também realizamos essa mesma atividade
sem a água,
somente com o ar...
E o João Vitor pode constatar que
se tamparmos o bico da seringa, fica 
difícil empurrar o ar para fora...


3 - O que boia e o que afunda

Outra atividade que realizamos foi
selecionar alguns materiais
e verificar se os mesmos afundam
ou se boia.

Para tanto, desafiei
o João Vitor
descobrir,
 antes de lançarmos o objeto na água,
se esse mesmo objeto afunda ou se boia..


Para realizar essa atividade,
é necessário verificar se a criança compreende os conceitos
"afundar" e "boiar"
Se ela ainda não souber,
explique, mostrando pelo menos um objeto que represente a ação: 
boiar - ficar na superfície da água;
afundar - ir para o fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário