segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como ensinar multiplicação - Via Piensa Piensa

Texto retirado na íntegra do site Piensa Piensa e traduzido pelo Google Tradutor


Como ensinar as crianças a se multiplicar?


APRENDA A MULTIPLICAR

Aprender a tabuada é um aspecto essencial da matemática elementar. Conhecê-los facilitará o aluno mais tarde ser bem gerido em outras áreas da matemática como divisões, operações com frações e equações.

No passado, as mesas de multiplicação memorizado. Passamos vários dias multiplicando números, a partir de uma tabela para outra até chegar ao 9 No entanto, para facilitar o aprendizado, existem algumas técnicas que nos permitem obter um resultado mais rápido e melhor. Para garantir que os pais e professores podem ajudar as crianças a aprender essas tabelas de maneira rápida e eficiente -desglosando informações em fácil de aprender-fragmentos irá fornecer o seguinte método com o qual você irá obter as crianças a aprender as tabelas em nenhum momento .
  1. Antes de começar com as tabelas, a criança deve entender que a multiplicação é repetido disso . Isso é 5 x 2 é o mesmo que 5 + 5 pode ensinar este conceito através de doces, por exemplo, mostrando que 5 x 2 é de cinco conjuntos de duas balas, doces e são 10 no total.
  2. Ao iniciar com as placas, começa com a mais fácil, ou seja, 0, o 1 e 10.
    • Para explicar a tabela 0 é importante que a criança percebe que, sempre que um número é multiplicado por 0, o número que é o resultado será zero.Portanto, toda vez que você ouvir um número multiplicado por zero, ou zero para um número, a criança deve dizer ZERO!
    • Para explicar o quadro 1 , é preciso explicar que qualquer número multiplicado por 1 é o próprio número.
    • tabela 10 vai encontrar mais fácil se eles vêem que você só tem a acrescentar um zero para o número que se multiplicam.
  3. Depois de ter aprendido essas três tabelas é o momento para explicar apropriedade comutativa , ou o que é o mesmo, que a ordem dos fatores não altera o produto. Em outras palavras, 1 x 3 é o mesmo que 3 x 1 Isso vai ajudar as crianças a entender que, se eles não sabem multiplicação pode recorrer ao contrário. Para explicar este conceito faz uso de uma tabela de dupla entrada, onde tanto a linha e coluna é numerado de 1 a 10.
  4. Sabendo a propriedade comutativa, deve ensinar tabela 2, 5 e 3.
    • Para ensinar tabela 2 , é suficiente para saber que qualquer número multiplicado por 2 é duas vezes esse número.
    • tabela 5 é muito fácil de aprender, se você dizer se um número termina em 5, o próximo fim em 0.
    • É hora de aprender a tabela 3 , o mais difícil até agora, mas certamente a experiência adquirida com as tabelas anteriores e de ter aprendido o conceito de adição repetida e propriedade comutativa será muito mais fácil.
  5. Neste momento podemos ensinar a memorizar as duplas nos falta: 4 × 4, 6 × 6, 7 × 7 e 8 × 8 .
  6. O temido quadro 9 vai ser fácil e divertido se você ensinar a mesa com os dedos.Você começa a colocar 9 escondendo o dedo mínimo da mão esquerda, e você está escondendo o próximo dedo da mesma mão a cada transação (anel, médio, índice, etc). O resultado irá mostrar os números à esquerda e à direita do dedo dobrado. Dedos levantados para o lado esquerdo do dedo oculto representa as dezenas, e o resto das unidades. Fácil, não é?
  7. Finalmente temos apenas seis combinações:  4 × 6, 4 × 7, 4 × 8, 6 × 7, 6 × 8 e 7 × 8 .Como alguns itens, você pode fazer uma foto com eles e colocá-lo na parede do banheiro para memorização enquanto escova os dentes. Também é útil para colocá-los na frente de sua mesa de recorrer a eles quando necessário, e aproveitar todas as oportunidades para fazer e lembrar dessas combinações.
  8. É hora de re-desenhar a tabela de dupla entrada e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos. Repita várias vezes e ver como muito tabela de memória é conhecida dentro de dias.
Espero que seja útil!
Fonte: Piensa Piensa



2 comentários:

  1. Olá, boa tarde! Eu sou Laryssa e estudo Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco. Estou cursando uma disciplina que sugere a elaboração de um projeto junto com estudantes de Design e Psicologia, projeto esse que tem como proposta resolver ou minimizar um problema sobre algum tema. Ficamos muito interessados na área do Autismo na infância, uma vez que as psicólogas da nossa equipe estão super-envolvidas com este assunto. Porém, para entendermos melhor a vida de uma criança autista, precisamos de informações vindas de pessoas que possuem relacionamento intenso com alguma. Nos ajudaria profundamente se você pudesse responder esse questionário (http://bit.ly/questionario_projetao). Muito agradecida e fico disponível para qualquer dúvida.

    PS.: Sou blog está sendo muito útil pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laryssa!
      Acabei de responder o questionário!
      Muito obrigada pela atenção dispensada ao público autista...

      Excluir