A intenção dessa atividade
é fornecer uma noção dos termos
"metades" e "inteiro"...
Futuramente, esta noção será importante
para o ensino de frações...
é evidente que não tenho pretensão
em ensina-lo nesse momento sobre frações,
mas continuo preparando a terra,
apresentando conceitos novos,
para ele vir a utiliza-lo em momento oportuno...
Na oportunidade, comentei com o João Vitor
que a palavra "metade" refere-se sempre a dois grupos,
e que por isso está sempre relacionado ao número dois..
Para reforçar esse entendimento, compus
uma música para ele cantar
e basicamente a letra é
"inteiro - metades"
- pode ser a melodia do "cada um no seu quadrado"
E quando falávamos a palavra "inteiro"
ele unia as partes;
e quando dizíamos "metades"ele separava...
Eu sei que essa foto abaixo ficou desfocada...
Foi uma reação do João Vitor
em pegar um morango de brinquedo
e separar as metades...
Eu não quis perder a oportunidade
e acabei tirando essa foto as pressas...
E depois disso, reforçamos esse entendimento
com alimentos,
como por exemplo,
uma banana inteira, duas metades
Nenhum comentário:
Postar um comentário