sábado, 5 de julho de 2014

Pé de Feijão....

Bom... por onde começar?
Essa não é a primeira vez que planto feijão num potinho com algodão
com a intenção de fazer o João Vitor manusear a plantinha,
perceber o desenvolvimento etc...

Todas as vezes que tentei mostrar para o João Vitor,
ele identificava as partes da plantinha (raiz, folha, caule)
mas logo se afastava com ânsia...
Possivelmente, é um problema sensorial que ele tem...

Claro, não vou mentir, as vezes também fico frustrada porque não consigo alcançar o objetivo...
Mas como uma amiga muito querida, a Cátia Feitosa comentou:
deve-se levar em consideração as habilidades da criança autista,
o seu tipo de aprendizagem,
a sua singularidade
e as atividades devem ser legais para os dois 
- tanto para mim quanto para ele... 

Se esse tipo de atividade não deu certo para o João Vitor,
há outros métodos que podem ser sim implementados
que facilitem o aprendizado...
E diga-se de passagem, já trabalhamos esse tema de outras formas...
Já trabalhamos com flashcards,
o João Vitor já carimbou os dedinhos,
já montamos árvores enfim....

Por que estou compartilhando isso no Blog?
Para mostrar que nem todas tentativas dão certo...
Que os métodos não devem ser inconvenientes para a criança...
Que a aprendizagem deve ocorrer de forma mais divertida possível...
Que se deve levar em consideração a criança...

Sei que algumas pessoas irão se identificar comigo,
outras não...
Tudo porque essa atividade não deu certo com o João Vitor...
E isso não significa que seu filho autista não irá gostar...
As atividades devem ser realizadas levando-se em consideração 
a criança autista que você tem em casa...



Nenhum comentário:

Postar um comentário