Eu vi há bastante tempo uma postagem no face e adorei...
mas não registrei a página...
E depois de algum tempo,
resolvi confeccionar um para o João Vitor...
O objetivo desse material é trabalhar a percepção facial para então
identificar o sentimento correspondente...
E com esse material,
utilizei as duas primeiras dinâmicas...
Mas ao final, acrescentei mais uma sugestão
que pode ser aplicada a criança autista verbal.
PRIMEIRA DINÂMICA:
Bem básico: a criança lança o dado
e naquela feição que cair,
a criança identifica o sentimento correspondente...
Ela pode até tentar reproduzir esse sentimento,
com a sua expressão...
SEGUNDA ABORDAGEM:
CUBO DE EXPRESSÕES COMO PARTE DA HISTÓRIA
Uma segunda forma de usar esse material é identificando os sentimentos do personagem ao longo da história...
Por exemplo:
Era uma vez um menino que recebeu um presente bem grande....
Como o menino ficou? Feliz...
E ele pensou que fosse um carrinho bem grande...
Mas quando ele abriu, viu que não eram um carrinho mas um
montão de folhas...
Como o menino ficou?
_ O menino ficou triste.
E ele foi para rua com a caixa de presente, e passou um
vento muito forte (fuuuuuuuuu) e levou todas as folhas....
Como o menino ficou?
_ Assustado!!!!!
E a mamãe mandou-o recolher todas aquelas folhas no
jardim...
Como ele ficou?
_ Bravo
E depois que ele recolheu tudo, como a mamãe ficou?
_ Feliz!
E como o menino se sentiu?
_ Feliz!
E mesmo nas histórias Bíblicas, é possível trabalhar com esse material...
Adão vivia no Jardim do Éden com a Eva.. Como ele estava: Feliz
(...)
Adão viu que Eva sua querida esposa comeu o fruto que Deus proibiu... Como Adão se sentiu?
_Triste
E quando Deus passeou pelo Jardim, chamando por ele, como Adão se se sentiu?
_ Com medo, assustado e quis se esconder de Deus...
TERCEIRA DINÂMICA:
pedir para criança lançar o dado
e relatar a parte da história em que o personagem manifestou esse tipo de sentimento...
Espero que tenham gostado da ideia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário