A ideia desse material,
eu tirei no site THE ELEMENTARY MATH MANIAC
e com ele pensei em trabalhar de quatro maneiras...
1 - Sequencia Numérica
Trabalhando a noção matemática,
é possível solicitar a criança
que os números sejam colocados em ordem,
do menor para o maior...
2 - Número Sucessor e Antecessor
Uma outra sugestão é fornecer três números seguidos
e perguntar qual o numero antecessor ou sucessor,
3 - Contagem
A proposta básica é relacionar
o número indicado no palito com a quantidade especificada..
Eu usei clips na abordagem.
4 - Noções de número par e número ímpar
Observaram que eu pintei os palitos com duas cores somente?
Exatamente com essa intenção,
de fornecer uma diferenciação entre números pares e números ímpares...
Nota: Eu sei que o zero é considerado por alguns como número par
e por outros como um número nem par e nem ímpar...
Mas para fins pedagógicos,
e considerando que os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8
são divisíveis por 2,
resolvi considerá-lo como número par.
Mas de acordo com o site MATEMÁTICA ENIGMÁTICA:
"Numero par: Número par é todo número inteiro que ao ser dividido pelo número dois resulta em um número inteiro, ou, em palavras matemáticas, par é todo número que pode ser escrito na forma 2n, com n pertencentes ao conjunto dos números inteiros.
Numero ímpar: É todo número inteiro que ao ser dividido pelo número dois resulta em um número racional não inteiro, que mudando para palavras matemáticas, é todo número que pode ser escrito na forma de 2n + 1 ou 2n - 1, com n pertencentes ao conjunto dos números inteiros.
Pelas regras matemáticas dos números pares e ímpares, poderíamos concluir que o zero é um número par, mas, sabemos que o zero não pode ser dividido, pois gera uma indeterminação (conflitos de leis matemáticas), sendo assim o único número que não divide ninguém.
Logo, o zero não é um número par nem ímpar, sendo um número neste quesito."
Nenhum comentário:
Postar um comentário