A ideia dessa atividade foi inspirada
na página do Pinterest de SONIAB
E utilizei as seguintes estratégias para trabalhar
a percepção visual com materiais concretos
com o João Vitor
Apontando o dedo em cada objeto, perguntei o nome do bichinho...
Então ficou: cachorro, gato, cachorro, cachorro...
Perguntei qual o animais diferente?
E a resposta foi gato...
E assim apresentei:
Três sapos e uma morsa
o que muda é que os objetos apresentados não são iguais...
é uma forma mais complexa de trabalhar a percepção visual;;;
A ideia é bem simples:
oferecemos pelo menos três objetos
- eu usei quatro elementos, mas pode trabalhar apenas com três,-
dois destes três devem ter uma característica em comum
e apenas um não se enquadra na característica citada.
E a criança deve portanto identificar esse objeto diferente...
Uma dica: se a criança não identificar logo de primeira,
você pode fornecer dicas
ou fazer perguntas que direcione a resposta,
como nos exemplo a seguir...
Nesse exemplo, apresentei três animais que são encontrados
no mar (polvo, siri e camarão)
e apenas um que mora na terra (a girafa)
Nesse conjunto, temos três animais que moram nas regiões polares,
mas um animal vive num lugar bem quente...
De quem estou falando?
Do rinoceronte, do lobo ártico, do pinguim ou do urso polar?
E utilizei as seguintes estratégias para trabalhar
a percepção visual com materiais concretos
com o João Vitor
1 - Três objetos iguais e um diferente...
Nessa atividade, apresentei três cachorros e um gato...Apontando o dedo em cada objeto, perguntei o nome do bichinho...
Então ficou: cachorro, gato, cachorro, cachorro...
Perguntei qual o animais diferente?
E a resposta foi gato...
E assim apresentei:
Três sapos e uma morsa
Três pinguins e um cachorro
2 - Três elementos com características iguais e um com característica diferente
O principio é o mesmo,o que muda é que os objetos apresentados não são iguais...
é uma forma mais complexa de trabalhar a percepção visual;;;
A ideia é bem simples:
oferecemos pelo menos três objetos
- eu usei quatro elementos, mas pode trabalhar apenas com três,-
dois destes três devem ter uma característica em comum
e apenas um não se enquadra na característica citada.
E a criança deve portanto identificar esse objeto diferente...
Uma dica: se a criança não identificar logo de primeira,
você pode fornecer dicas
ou fazer perguntas que direcione a resposta,
como nos exemplo a seguir...
Nesse exemplo, apresentei três animais que são encontrados
no mar (polvo, siri e camarão)
e apenas um que mora na terra (a girafa)
Três são meios de trasporte, mas apenas um não é...
Qual o elemento diferente?
Nesse conjunto, temos três animais que moram nas regiões polares,
mas um animal vive num lugar bem quente...
De quem estou falando?
Do rinoceronte, do lobo ártico, do pinguim ou do urso polar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário